fbpx

07 de abril, Dia Mundial da Saúde

07 de abril, Dia Mundial da Saúde

(31) 2104-3000 0800-015-4000

7 de abril

Neste Dia Mundial da Saúde, os Conselhos de Odontologia reforçam a necessidade de conscientizar a população sobre a importância de visitar o Cirurgião-Dentista rotineiramente, assim como acontece com outras especialidades da área da saúde. A campanha “Saúde tá no corpo. Saúde está no cuidado. Saúde tá na boca” é de iniciativa do CRO-SP com foco na importância da Odontologia para a promoção da saúde de forma global.

O tema desperta para a importância de difundir e tornar comum a ideia de que a saúde geral começa pela boca e que a atenção à saúde bucal, por meio de cuidados e da prevenção, é essencial para evitar desde doenças como a cárie, a gengivite e a periodontite, até patologias como o câncer bucal, como reforça a cirurgiã-dentista Dra. Sofia Takeda Uemura, que explica que a periodontite é uma doença inflamatória que atinge os tecidos de suporte dos dentes, podendo causar reabsorção óssea, retração da gengiva, mobilidade e até perda dos dentes. Além disso, a Dra. Sofia chama a atenção para quadros mais graves, com sérias consequências para o organismo, como a endocardite bacteriana, que é uma complicação causada por bactérias oriundas de infecção bucal que podem se espalhar na corrente sanguínea e se alojar nas válvulas cardíacas, comprometendo o funcionamento do coração.

Outro exemplo citado pela cirurgiã-dentista é o câncer bucal que, identificado e diagnosticado pelo cirurgião-dentista e cuidado pelo oncologista, tem maior chance de eficácia no tratamento quando descoberto na fase inicial. Além dos aspectos relacionados à saúde física geral, a saúde mental também pode ser impactada quando há um prejuízo relacionado à dentição e, consequentemente, à imagem da pessoa. Da mesma forma, fatores psicológicos relacionados a doenças como a depressão afetam a autoestima e ocasionam o abandono dos cuidados pessoais e dos hábitos relacionados à higiene bucal.

Portanto, para se alcançar um maior bem-estar, é necessário enxergar que cuidar da saúde geral obrigatoriamente envolve cuidar da saúde bucal por meio de informação, prevenção e, quando necessário, tratamentos restauradores e reabilitadores, sempre com o acompanhamento de um cirurgião-dentista.