fbpx

Piso salarial dos ASBs e TSBs: Ribeirão das Neves

Piso salarial dos ASBs e TSBs: Ribeirão das Neves

(31) 2104-3000 0800-015-4000

23 de agosto

No dia 15/08, o CRO-MG, representado pelo Cirurgião-Dentista e Assessor da Diretoria, Cleso Guimarães, esteve na Câmara Municipal de Ribeirão das Neves, em apoio às representantes das ASBs e TSBs, reivindicando o Piso Salarial de acordo com a Lei 3.999/61, que, em seu artigo 5º, estabelece o piso em 2 vezes o salário-mínimo. A Técnica em Saúde Bucal Lucinete da Silva, que trabalha com PNE (pacientes com necessidades especiais), relatou a importância dos TSBs e ASBs, relembrando que a Odontologia é exercida por uma equipe. Cada profissional tem o seu papel para entregar saúde ao paciente e todos merecem ser devidamente valorizados.

O Dr. Cleso Guimarães ressaltou que a profissão de ASB e TSB é regulamentada pela Lei Nº 11.889/2008, que a Política Nacional de Saúde Bucal prevê equipes de saúde, que as auxiliares estão inseridas na Atenção à Saúde, principalmente na Atenção Primária, sendo importantes na relação com o cidadão, tanto no acolhimento como no cuidado. Os vereadores presentes ouviram atentamente relatos de várias auxiliares, entenderam a importância em valorizar a categoria e demonstraram estar favoráveis a prestigiar a demanda, ressaltando que para isso é necessário incluir na Lei Orçamentária Anual (LOA), que é proposta pelo Poder Executivo, ou seja, pelo Prefeito e Secretaria Municipal de Saúde.

O presidente da Câmara Municipal de Ribeirão das Neves, vereador Marcelo de Jesus Martins, solicitou que fosse enviado um Requerimento solicitando essa reunião com o Prefeito Junynho Martins e com o Secretário de Saúde Rodrigo Augusto Rocha Vieira. O CRO-MG ressalta que já realizou o envio do requerimento. A luta pelo piso salarial dos profissionais auxiliares e técnicos em saúde bucal também faz parte dos esforços da atual gestão do Conselho, liderada pelo Dr. Raphael Castro Mota, por melhores condições de trabalho na Odontologia mineira.