fbpx

Palestra de emergências médicas na Odontologia mobiliza Lavras e região

Palestra de emergências médicas na Odontologia mobiliza Lavras e região

(31) 2104-3000 0800-015-4000

22 de março

O CRO-MG, em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA), convidou a Profa. Dra. Margarete Melo para ministrar uma palestra sobre Emergências Médicas na Odontologia, um tema tão pertinente e sempre necessário, pois os cirurgiões-dentistas e demais profissionais da área odontológica podem se deparar com uma variedade de intercorrências durante os atendimentos.

A Dra. Letícia Carvalho Coelho, cirurgiã-dentista e Delegada Regional do CRO-MG em Lavras, ressalta que todos estão sujeitos a se deparar com situações de emergência, especialmente nos consultórios, onde os níveis de estresse e ansiedade costumam ser elevados. “Em meus 27 anos de vida clínica, já tive 3 situações de urgência no consultório”, conta. Numa delas, um paciente de 1,90m de altura desmaiou na sala de espera. “Eu e a namorada dele não conseguimos tirá-lo do chão. Precisamos de mais ajuda para socorrê-lo. Ele estava sem se alimentar há muitas horas”, detalha a Dra. Letícia Coelho.

A Delegada Regional de Lavras também destaca que a palestra no auditório da UFLA foi excelente, num ambiente com muita natureza ao redor e espaço para os presentes assistirem as demonstrações de primeiros socorros. Membros do CRO Jovem de Lavras também estiveram presentes para contemplar a aula, com duração total de 4 horas e com certificado de participação. A Dra. Letícia faz um alerta muito importante para a rapidez exigida numa situação de emergência: “o profissional de saúde sempre deve estar apto ao atendimento de emergência, mas chamar o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) é fundamental. A demora no socorro pode ser fatal!”.

O CRO-MG enfatiza que manter-se atualizado em emergências médicas na Odontologia é um dever de todos os profissionais da classe.