fbpx

Novembro Azul: Apoie esta causa!

Novembro Azul: Apoie esta causa!

(31) 2104-3000 0800-015-4000

1 de novembro

No Mês Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, o CRO-MG chama a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina.

De acordo com o Ministério da Saúde, a cada dia, 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata, sendo a segunda maior causa de morte por câncer em homens no Brasil. O câncer pode não apresentar sintomas, mas quando apresenta, os mais comuns são dificuldade de urinar, demora em começar e terminar de urinar, sangue na urina e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

É válido ressaltar que a participação do cirurgião-dentista é muito importante no fortalecimento da campanha, onde durante uma consulta odontológica, o profissional deve falar sobre a importância da realização do exame para o seu paciente, além da saúde sistêmica ser crucial em todas as fases do tratamento oncológico.

Uma visita ao profissional antes de iniciar a quimioterapia pode ajudar a evitar problemas graves. Para prevenção e tratamento da mucosite, por exemplo, pode ser realizada fotobiomodulação, através da laserterapia de baixa potência. A técnica possui efeitos cicatrizantes e analgésicos.

O CRO-MG reforça que o profissional da Odontologia deve estar atento aos cuidados especiais que ajudam a manter a qualidade de vida do paciente com câncer.