Nota de Esclarecimento: Patos de Minas

23 de fevereiro

O CRO-MG vem a público para informar à sociedade de Patos de Minas, que tomou conhecimento da postagem intitulada “Botox: a indústria que estica sua cara, mas destrói a autoestima das mulheres”, publicada em 08/02/2022, assinada por Priscila de Matos Vaz, na edição virtual do Jornal eletrônico “Patos Hoje”, por conter opiniões que podem interferir no bom conceito da Odontologia, suscitam as seguintes ponderações:

A Odontologia é uma profissão que se exerce em benefício da saúde do ser humano, da coletividade e do meio ambiente, sem discriminação de qualquer forma ou pretexto, saúde esta que consiste em um complexo composto por diversos fatores, não somente físicos, mas também de ordem psíquica, entendida como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença”. Assim, para muito além da solução de problemas dentários e de mastigação, a Odontologia evoluiu para proporcionar bem estar físico e psíquico ao paciente, atuando nos aspectos funcionais e estéticos do aparelho mastigatório, que abrange toda a região de cabeça e pescoço, denominado Sistema Estomatognático.

A Odontologia Estética cumpre um papel importante na saúde da população, sendo os profissionais que se dedicam a este mister em MG capacitados e aptos a executar com segurança os procedimentos de HOF, sob a fiscalização deste Conselho. A legislação garante ao profissional a liberdade para atuar na sua área de competência, sendo a HOF uma especialidade odontológica que consiste em um conjunto de procedimentos responsáveis pelo equilíbrio estético e funcional da face, área de profundo conhecimento e domínio por parte do Cirurgião-Dentista, em virtude de sua formação.

Por fim, enaltecemos a postura da Sra. Priscila de Matos Vaz que se retratou e publicou voluntariamente carta, não obstante, no exercício das funções institucionais deste Conselho. Considerando que a matéria afeta à nossa jurisdição, entendemos necessária a divulgação da presente nota, com os nossos cumprimentos e respeito aos profissionais da Odontologia de Patos de Minas.

Leia a nota na íntegra em: cro.mg/notapatosdeminas