fbpx

Giro pelo interior – Governador Valadares

Giro pelo interior – Governador Valadares

(31) 2104-3000 0800-015-4000

7 de maio

Na última terça-feira (4), o presidente do CRO-MG, Dr. Raphael Castro Mota, foi até Governador Valadares para reunir-se com representantes da saúde a fim de ajustar demandas da classe odontológica na cidade. Estavam presentes André Zan Ramos, chefe de gabinete do prefeito, Martha Giovani Pereira Fernandes, diretora de Atenção à Saúde, Leonor Eliza de Assis, coordenadora de Saúde Bucal, e o delegado regional de Governador Valadares, Dr. Eduardo de Abreu Fernandes.

O primeiro assunto a ser tratado foi o edital do concurso público para o cargo de cirurgião-dentista. O documento elaborado pela prefeitura municipal contraria a previsão na Lei n.º 3.999/61. O CRO-MG já havia movido uma ação judicial contra o município e ganhou em segunda instância. Assim, ficou acordada a revisão da remuneração e a negociação salarial dos que já são efetivos.
“O CRO-MG tem feito um levantamento minucioso dos editais dos concursos públicos municipais, e vamos continuar ajuizando ações para garantir o salário e a jornada de trabalho de acordo com a previsão legal, um direito do cirurgião-dentista”, afirma o presidente do Conselho.

É indiscutível o direito à insalubridade ao cirurgião-dentista, principalmente neste momento de pandemia que, mesmo usando os equipamentos de proteção individual (EPIs), como máscaras e luvas, ainda pode se expor a riscos à saúde, com a esterilização de instrumentais, contato com agulhas, materiais infecto-contagiantes e mercúrio. Na defesa da valorização dos profissionais da Odontologia, O CRO encaminhou às autoridades a discussão para a revisão da insalubridade paga aos cirurgiões-dentistas do município.

Na oportunidade, o presidente Dr. Raphael Castro Mota e o delegado regional manifestaram os agradecimentos aos presentes na reunião sobre a celeridade da vacinação dos profissionais da Odontologia na cidade.

O giro pelo interior continua, encurtando distâncias entre as regionais do CRO-MG e agregando conhecimento e melhorias para a classe odontológica.2 sem