fbpx

Fiscalização do CRO-MG apura denúncia de exercício irregular da odontologia em BH

Fiscalização do CRO-MG apura denúncia de exercício irregular da odontologia em BH

(31) 2104-3000 0800-015-4000

22 de julho

Ao receber denúncia anônima, a fiscalização do CRO-MG se dirigiu até o local delatado nesta terça-feira (20). Ao chegarem, os fiscais encontraram o estabelecimento aberto. Mas, ao notar a presença da fiscalização, o suposto proprietário fechou a porta e não quis atendê-los.

A fiscalização solicitou a abertura, por aproximadamente 35 minutos, mas não obteve sucesso. Logo após, a Polícia Militar foi contatada e, com a chegada dos policiais, foi autorizada a entrada da equipe no local.

Constatou-se que o estabelecimento se trata de um suposto laboratório de prótese odontológica, sem nenhum responsável habilitado e sem condições sanitárias para exercício de atividade, além de nunca ter possuído alvará de funcionamento nem alvará da Vigilância Sanitária. No local, foram encontrados indícios de confecção de prótese odontológica, como materiais e equipamentos, e até mesmo uma prótese em processo de confecção. Também foi realizada uma busca minuciosa nas redes sociais, sendo averiguados vídeos e imagens que mostram o trabalho realizado em pacientes, ofertas de clareamento e serviços de prótese prestados para diversas clínicas. Suspeita-se de que o envolvido esteja realizando atendimento em clínicas na região de Santa Luzia, haja vista a fiscalização ter encontrado fotos dele em prestação de atendimento.

O suspeito não apresentou nenhum certificado de formação na área. Em busca no banco de dados do CRO-MG, não foi encontrado nenhum arquivo ou documento que comprove inscrição no Conselho. Por fim, um boletim de ocorrência foi feito, juntamente ao relatório administrativo da ação criminosa.

O CRO-MG tem por finalidade supervisionar o exercício legal da Odontologia, trabalhando para garantir que o profissional exerça sua função de forma legal, ética e segura, visando assegurar a qualidade da assistência prestada à população.

Denúncias sobre possíveis profissionais em situação irregular podem ser feitas pelo site: cro.mg/denuncias