fbpx

Entrevista presidente CRO-MG

Entrevista presidente CRO-MG

(31) 2104-3000 0800-015-4000

31 de maio

Em entrevista para o jornal Estado de Minas, o presidente do CRO-MG, Dr. Raphael Castro Mota, alertou que a Odontologia é uma das profissões mais expostas à contaminação pelo Sars-CoV-2. Um dos motivos é o uso das canetas de alta rotação, que causam a dispersão de gotículas de aerossóis dos pacientes.

O alerta também é confirmado por um estudo conjunto feito por instituições de pesquisas ligadas à UFRJ. A avaliação “Risco de Contágio por Ocupação no Brasil” mostra o quanto os trabalhadores de cada uma das ocupações tendem a se expor a doenças ou infecções nas suas atividades e, numa escala que vai de 0 a 100, os técnicos em saúde bucal atingem 100 pontos, enquanto os cirurgiões-dentistas alcançam 98.

Por conta dos riscos, muitos cirurgiões-dentistas e técnicos em saúde têm se afastado do trabalho. “Há colegas que fecharam os consultórios totalmente e ainda aguardam ser imunizados. Tem também quem adote um esquema tão rebuscado de proteção, que o consultório parece uma bolha, um bloco cirúrgico. Pessoas que tiram sapatos, vão de óculos e escudo facial, todo embalado, com duas luvas. Tudo isso aumentou o custo operacional, sem falar na inflação dos equipamentos. A caixa de luvas, que já custou R$ 19, variou até R$ 130”, afirma o presidente da Autarquia à reportagem do jornal.

Leia a matéria completa em cro.mg/estadodeminas