fbpx

Dia Nacional do Controle da Infecção Hospitalar

Dia Nacional do Controle da Infecção Hospitalar

(31) 2104-3000 0800-015-4000

16 de maio

A data tem o objetivo de conscientizar sobre a importância do controle das infecções hospitalares. Pela gravidade da infecção e aumento do tempo de internação do paciente, é causa notável de morbidade e mortalidade, caracterizando-se como problema de saúde pública. 

O CRO-MG vem buscando, cada vez mais, legitimar a necessidade da obrigatoriedade da Odontologia Hospitalar. É inegável que a presença do cirurgião-dentista na equipe multidisciplinar é fundamental para manter a saúde do paciente, que precisa de assistência completa no momento de fragilidade. O cirurgião-dentista é o único profissional habilitado para realizar o diagnóstico de alterações bucais e proceder com o tratamento das mesmas.

O CRO-MG está à frente da luta pela aprovação do projeto de Lei Estadual nº 924/2019, que dispõe sobre a prestação de assistência odontológica a pacientes em regime de internação hospitalar, o qual, atualmente, tramita na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Veja cuidados a serem adotados durante visitas ao hospital:

-Sempre higienizar as suas mãos na chegada ao hospital, antes e após tocar o paciente ou superfícies próximas ao seu redor e ao sair do hospital.

-Evite levar flores e/ou plantas para o quarto do paciente. Apesar de tal gesto ser entendido como representativo de cuidado e carinho ao paciente, ele pode contribuir para a disseminação de insetos como formigas e aranhas no ambiente hospitalar. 

-Preferencialmente não levar crianças para realizar visitas no hospital. Como as crianças ainda se encontram em período de imunização contra doenças transmissíveis, elas podem mais facilmente tanto transmitir quanto adquirir infecções dentro do ambiente hospitalar, até mesmo por não terem maturidade suficiente para atender adequadamente às medidas de precaução e isolamento recomendadas.

-Se houver alguma placa ou orientação na porta do quarto, procure por algum profissional de saúde responsável pelo paciente antes de entrar. Dessa forma, você receberá informações úteis que irão auxiliá-lo durante a permanência no hospital, podendo cooperar para o controle das infecções.