Dia mundial da segurança e da saúde no trabalho

28 de abril

Hoje, 28 de abril, comemoramos o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho e, neste momento de pandemia, a atenção quanto às medidas de biossegurança no dia a dia do cirurgião-dentista tornou-se ainda mais imprescindível.

Dentre os profissionais da saúde, os trabalhadores da Odontologia estão entre os que têm maior risco de contaminação ao exercerem suas funções, uma vez que atuam na cavidade bucal, onde pode ser encontrada maior carga viral, devido à presença da saliva e secreções, oferecendo um risco maior de contágio. Os procedimentos que geram os aerossóis, ou seja, a suspensão de micropartículas sólidas ou líquidas no ar, que podem ficar flutuando por longo período de tempo, também são uma preocupação a mais. Tais partículas podem ser fonte de contaminação pelo novo coronavírus. Portanto, é indispensável que todo profissional obedeça aos protocolos de atendimento, a fim de minimizar a disseminação do vírus, evitando contaminar pacientes e ele próprio.

Além de todos os cuidados com o uso dos equipamentos de proteção individual, é recomendado que o profissional indague ao seu paciente ainda por telefone ou WhatsApp se, nos últimos 14 dias, apresentou sintomas como: febre, problemas respiratórios, se teve contato com alguma pessoa infectada ou suspeita ou com muitas pessoas desconhecidas em reuniões, eventos, etc. É importante, ainda, verificar a temperatura do indivíduo no consultório.

Diante disso, o Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais (CRO-MG) recomenda que seus inscritos sigam à risca as medidas protocolares técnicas, com maior rigor em relação às medidas de biossegurança, evitando, assim, a proliferação do vírus.

Confira em cro.mg/notatecnicaanvisa as orientações para os serviços de saúde, com medidas de prevenção e controle durante a assistência ao paciente. Este documento é atualizado frequentemente pela Agência.

Já em cro.mg/fluxogramacovid você pode conferir o fluxograma de atendimentos odontológicos durante a pandemia da Covid-19, realizado pelo CRO-MG com apoio da Superintendência da Vigilância Sanitária de Minas Gerais.