fbpx

Dia Mundial da Segurança do Paciente

Dia Mundial da Segurança do Paciente

(31) 2104-3000 0800-015-4000

19 de setembro

Neste dia, o CRO-MG evidencia a importância do cuidado com a vida em ambiente odontológico.

Celebrado no dia 17 de setembro, o “Dia Mundial da Segurança do Paciente” tem o objetivo de conscientizar profissionais de saúde, gestores, órgãos governamentais, pacientes, educadores e sociedade civil sobre a necessidade da implementação das práticas de segurança dentro dos serviços de saúde.

Neste ano de 2022, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu a segurança em medicamentos como tema para o Dia Mundial. Com o slogan “Medicação sem danos”, a campanha objetiva levar informação e conhecimento sobre práticas inseguras e erros de medicação.

De acordo com a OMS, cerca de 134 milhões situações adversas ocorrem a cada ano por conta de cuidados inseguros em hospitais, principalmente em países de baixa e média renda, contribuindo para 2,6 milhões de óbitos a cada ano. Além disso, estima-se que um em cada quatro atendimentos na atenção primária e ambulatorial resulta em dano ao paciente. Desse total, 80% poderiam ser evitados.

O CRO-MG atenta que somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.