Dia 15 de fevereiro, Dia do Combate ao Câncer Infantil

Dia 15 de fevereiro, Dia do Combate ao Câncer Infantil

(31) 2104-3000

15 de fevereiro

A data, criada em 2002, simboliza a campanha mundial para conscientizar a população sobre a existência do câncer infantil e dos cuidados necessários para o tratamento. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que cerca de 12 mil crianças e adolescentes são diagnosticadas com a doença no Brasil, anualmente.

Os cirurgiões-dentistas desempenham um papel estratégico no atendimento aos pacientes oncológicos, em cuidados paliativos e também atuando no rastreio e diagnóstico precoce de câncer bucal. Segundo a Dra. Maria Carmen Palma Faria Volpato, cirurgiã-dentista, especialista em Prótese Bucomaxilofacial e habilitada em Odontologia Hospitalar, o atendimento dos casos suspeitos começa através da biópsia e citologia e, quando confirmados, são encaminhados à área médica responsável. Há também o atendimento pré-radioterapia, principalmente dos pacientes da área de cabeça e pescoço, e a aplicação de laserterapia para os que passam por radioterapia e quimioterapia. Ao final, realiza-se a reabilitação oral e bucomaxilofacial do paciente.

O CRO-MG fortalece a conscientização, o olhar preventivo buscando sempre combater a incidência da doença e, principalmente, o acompanhamento odontológico fundamental para diagnosticar o câncer em estágio inicial e salvar vidas.