fbpx

Dezembro Vermelho: Mês Internacional da Luta contra a AIDS

Dezembro Vermelho: Mês Internacional da Luta contra a AIDS

(31) 2104-3000 0800-015-4000

9 de dezembro

Dezembro Vermelho é uma alusão à Campanha de Mobilização na Luta contra a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (HIV/AIDS), instituída no Brasil pela Lei nº 13.504/2017. Caracterizada por uma alteração do sistema imunológico, a infecção por HIV ocorre por meio da de relações sexuais desprotegidas com pessoa soropositiva, ou seja, que já tem o vírus HIV, ou pelo compartilhamento de objetos perfuro cortantes contaminados, como agulhas, alicates, entre outros.

O CRO-MG evidencia a relevância do cirurgião-dentista ao identificar a condição, já que estes são capazes de reconhecer precocemente as manifestações bucais, devido à alta suscetibilidade de desenvolvimento de lesões na cavidade oral em pacientes com o vírus. Entre elas, candidíase, leucoplasia pilosa (placa branca nas bordas da língua), doença periodontal, lesões por HPV (Papilomavírus Humano) e ulcerações. Cabe ao cirurgião-dentista realizar uma boa anamnese, a fim de conhecer a saúde bucal do paciente com HIV, e tomar as medidas de biossegurança tanto para os profissionais em atendimento quanto para o paciente. É importante, também, que o cirurgião-dentista oriente o paciente, explicando que a má higiene oral favorece o aparecimento de lesões e infecções que podem afetar o seu estado de saúde geral.

Atenção: A AIDS/HIV TEM TRATAMENTO! Há medicamentos antirretrovirais (ARV) que ajudam a evitar o enfraquecimento do sistema imunológico, aumentando o tempo e qualidade de vida dos portadores do vírus. É importante lembrar que estes são distribuídos gratuitamente pelo SUS.