fbpx

CRO-MG e IPEAD/UFMG validam a plataforma CUBO

CRO-MG e IPEAD/UFMG validam a plataforma CUBO

(31) 2104-3000 0800-015-4000

10 de setembro

Nesta quarta-feira, 01 de setembro, o CRO-MG firmou parceria com o IPEAD (Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas e Contábeis de Minas Gerais), validando a plataforma CUBO ( Custo Unitário Básico Odontológico) criado através da Portaria Nº 030\2020, assinada pelo presidente Dr. Raphael Castro Mota, criando a Câmara Técnica de Avaliação dos Custos dos Procedimentos (CATECUSTOS), para definição dos custos mínimos dos procedimentos baseados em boas práticas. A plataforma CUBO será um importante referencial no questionamento dos valores pagos pelos convênios.

O IPEAD apresentou um plano de trabalho através de cálculo e metodologia dos custos dos procedimentos, além da inflação, tanto dos procedimentos como das áreas da odontologia. Estes indicadores servirão para orientar toda a classe odontológica na tomada de decisões, inclusive nas relações contratuais. Outro importante passo será a possibilidade de avaliar a precificação dos planos na Odontologia Suplementar (Nota Técnica de Registro de Produtos – NTRP). Desde a criação da ANS esta NTRP não é exigida das operadoras de planos odontológicos, não permitindo à ANS avaliar se os valores pagos pelos beneficiários é suficiente para cobrir os custos assistenciais pagos aos prestadores.
O CRO-MG entende que, a partir desses estudos realizados pela ANS, o mercado irá tornar-se equilibrado, com um ticket médio real, agregando valor à Odontologia Suplementar, equalizando os valores dos procedimentos.
Hoje a realidade do mercado da Odontologia apresenta novas formas de relação paciente/cliente/beneficiário com o profissional, através de planos de saúde, das franquias e das clínicas populares, que forçaram o Cirurgião-Dentista a desenvolver habilidades gerenciais, para a gestão de sua carreira.

“A partir desse entendimento, o Cirurgião-dentista terá capacidade de avaliar se a tabela de contrato oferecido por uma operadora de planos odontológicos, é interessante, avaliar se os preços para atendimento a particulares está compatível com o almejado, ou seja, permitirá ao Cirurgião-Dentista fazer a gestão de seus custos, verificando onde, e como, pode melhorar”, explica o presidente do CRO-MG, Raphael Castro Mota.