Conheça as comorbidades prioritárias para vacinação contra covid-19

10 de maio

No inicio do mês de maio, foi iniciada uma nova fase da imunização contra a covid-19: pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, gestantes e puérperas. O governo federal avaliou que, desta vez, mais de 17 milhões de pessoas serão o público-alvo, seguindo o Plano Nacional de imunização (PNI) – confira em cro.mg/pni.

Serão vacinados brasileiros de 18 a 59 anos que se enquadram em alguma das 22 comorbidades incluídas no plano. Veja na postagem quais são as doenças inclusas, suas descrições e o que deve ser levado no dia da vacinação.

O CRO-MG tem sido incisivo para que a vacinação dos profissionais da Odontologia seja cumprida simultaneamente com a dos demais grupos, conforme estabeleceu o Plano Nacional de Imunização, e continuará intervindo junto às prefeituras e secretarias municipais do estado para garantir que toda a classe seja imunizada. O Conselho ressalta também que está sempre à disposição para atuar a favor da priorização da classe, seja no setor público ou privado.

“O avanço da vacinação de novos grupos prioritários previsto no PNI não exime os municípios de concluírem aqueles iniciados e ainda não concluídos, como o dos trabalhadores da saúde, conforme entendimento que tivemos com o Secretário de Estado da Saúde, pois é imprescindível que ninguém fique para trás”, afirma o presidente do CRO-MG, Dr. Raphael Castro Mota.

Lembrando que o cronograma da vacinação varia de acordo com cada prefeitura, visto que o STF deu autonomia aos municípios para que eles sejam responsáveis pelas medidas.