fbpx

26 de Julho: Dia dos Avós

26 de Julho: Dia dos Avós

(31) 2104-3000 0800-015-4000

26 de julho

A data de hoje, 26 de julho, comemora o Dia dos Avós e o CRO-MG reforça a importância dos cuidados com a saúde bucal para melhoria na qualidade de vida da terceira idade. Nesta fase, os cuidados devem ser redobrados, pois assim como em todo o corpo que está mais suscetível ao envelhecimento, existem fatores que contribuem para o enfraquecimento dos dentes e da gengiva.

O CRO-MG destaca que alguns problemas bucais são mais propensos a aparecer nos idosos, como a cárie de raiz, periodontite, gengivite, entre outras condições. Além de possíveis lesões nas antigas restaurações, o avanço da idade diminui gradativamente a produção de saliva que contém nutrientes importantes para os dentes, como cálcio e fosfato.

Portanto, a visita regular ao Cirurgião-Dentista, aliada aos cuidados diários de higiene bucal, podem evitar o surgimento e complicações com a saúde bucal do idoso.

O direito à saúde bucal, como parte da saúde integral, é garantido pela Lei 10.741/2003, no Brasil; acesso reforçado, inclusive, por meio dos direitos fundamentais previstos pela Política Nacional do Idoso (Lei 8.842/1994).

O CRO-MG parabeniza a todos os avós e deseja sorrisos duradouros!