fbpx

21 de março: Dia Internacional da Síndrome de Down

21 de março: Dia Internacional da Síndrome de Down

(31) 2104-3000 0800-015-4000

22 de março

A Odontologia conta com diversas especialidades e uma delas é a que trata pessoas com necessidades especiais (PNE). Essa especialidade atende os pacientes que apresentam limitações comportamentais, genéticas e sistêmicas, sejam elas temporárias ou não.

Um dos pacientes beneficiados pelo atendimento especial são os portadores de Síndrome de Down. É importante que o atendimento odontológico seja iniciado no primeiro ano de vida com periodicidade anual, o que ajuda no diagnóstico de problemas que podem afetar a arcada dentária e o desenvolvimento dos dentes do paciente.

Os pacientes com Síndrome de Down apresentam alguns tipos de alterações, como erupção tardia dos dentes, mal-oclusões e doenças periodontais. Isso acontece devido à deficiência imunológica que eles possuem por conta de características genéticas. Outro fator que pode contribuir para o aparecimento de doenças periodontais é a maior dificuldade que eles têm para realizar a higiene bucal de forma adequada. Entretanto, com um bom acompanhamento por parte da família, o problema se torna facilmente evitável.

Por outro lado, os pacientes com Síndrome de Down são menos afetados pelas cáries. Pesquisas mostram que isso se deve provavelmente à composição da saliva e a morfologia dentária, que são diferentes nesses casos.

O CRO-MG destaca a importância e parabeniza os cirurgiões-dentistas especializados que estão aptos a oferecer um atendimento personalizado ao paciente com Down, oferecendo conforto e segurança para a realização dos procedimentos com o máximo de tranquilidade.