fbpx

14 de novembro, Dia Nacional do Combate à Diabetes

14 de novembro, Dia Nacional do Combate à Diabetes

(31) 2104-3000 0800-015-4000

16 de novembro

O dia 14 de novembro é uma data com uma missão muito importante: a de conscientizar, orientar e lembrar que a diabetes é uma doença séria e que requer muitos cuidados. Por isso, a prevenção através de hábitos alimentares saudáveis sempre será a melhor opção. O cirurgião-dentista é um dos profissionais responsáveis por aconselhar que seus pacientes tenham hábitos alimentares adequados e por observar a prevalência de cáries, doenças periodontais e alterações salivares, muito comuns em pacientes diabéticos.

Porém, é importante lembrar que a diabetes nem sempre é ocasionada por má alimentação, excesso de peso ou falta de exercícios físicos, pois aqueles com diabetes tipo 1 possuem um quadro crônico em que o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina desde a infância. Nestes pacientes, o cirurgião-dentista deve ter o cuidado de selecionar o melhor tratamento para evitar lesões e para garantir o melhor processo de cicatrização.

O CRO-MG atenta a todos quanto ao aumento do número de casos de diabetes tipo 2 em 2021 e orienta que os cirurgiões-dentistas façam um alerta aos seus pacientes sobre as consequências da doença, seja nos consultórios ou em âmbito hospitalar.