fbpx

09 de fevereiro: Dia de Santa Apolônia

09 de fevereiro: Dia de Santa Apolônia

(31) 2104-3000 0800-015-4000

9 de fevereiro

Neste 9 de fevereiro, Dia de Santa Apolônia Padroeira dos Cirurgiões-Dentistas, o CRO-MG reforça a importância histórica da data à categoria. Santa Apolônia ou Apolônia de Alexandria, conhecida popularmente na idade média como padroeira dos dentes, ou melhor, contra as dores de dente, e dos Cirurgiões-Dentistas, fez parte de um grupo de virgens mártires que padeceram em Alexandria, no Egito.

Segundo registros históricos, Santa Apolônia viveu no tempo do império romano por volta do ano 249. Era o tempo do imperador Décio, um dos mais cruéis perseguidores dos cristãos. Santa Apolônia foi obrigada a renunciar a sua fé cristã pelas forças do império e em meio às grandes torturas que sofreu sem negar sua fé, teve seus dentes quebrados e arrancados por pedras afiadas, mas não renunciou a sua crença em Jesus Cristo. Em seguida, foi condenada a morrer queimada.

Depois de sua morte, seus dentes foram recolhidos e levados para vários mosteiros. Existe um dente e um pedaço de sua mandíbula no Mosteiro de Santa Apolônia em Florença, na Itália. Por esta razão, é popularmente considerada como a padroeira daqueles que sofrem de dor de dente ou outros problemas bucais.