fbpx

05 de Agosto: Dia Mundial da Saúde

05 de Agosto: Dia Mundial da Saúde

(31) 2104-3000 0800-015-4000

5 de agosto

A data foi instituída em 1967 para ser celebrada anualmente como forma de promover a educação sanitária e despertar, no povo, a consciência do valor da saúde e também de homenagear o nascimento do médico sanitarista e cientista Oswaldo Cruz, precursor na prevenção da saúde no Brasil.

De acordo com a Lei 8.080 de 1990, a saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício. A lei também enfoca que, para ter saúde, alguns fatores são determinantes, tais como a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, OMS, a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade.

O CRO-MG reforça a data para lembrar que a saúde bucal tem conexão direta com o estado de saúde geral do nosso organismo. Além disso, pesquisas internacionais de diferentes universidades já demonstraram que problemas na boca ou nos dentes podem influenciar o curso de várias patologias sistêmicas.

Mantenha sua saúde em dia! Cuide-se!