fbpx

04 de setembro: Dia do Odontolegista

04 de setembro: Dia do Odontolegista

(31) 2104-3000 0800-015-4000

12 de setembro

Instituído em 2016, o dia 04 de Setembro foi escolhido pela ABOL (Associação Brasileira de Ética e Odontologia Legal) para comemorar o Dia do Odontolegista e reconhecer a importância da área para a Odontologia. A data refere-se também a comemoração ao dia do nascimento do Prof. Dr. Luiz Lustosa da Silva, considerado o Pai da Odontologia Legal no Brasil.

A maioria dos profissionais da Odontologia Legal no país trabalham na Perícia Criminal junto a Polícia Científica, Institutos de Perícia e Polícia Civil. Em Minas Gerais, de acordo com dados do CRO-MG, o estado possui apenas 103 Odontolegistas.
A Odontolegista Dra. Fernanda Capurucho é uma delas, que é especialista desde 2004. De acordo com ela, a área ainda é pouco explorada , sendo necessária uma formação que ainda não é vista nas faculdades.

“Apesar desses desafios na Odontologia Legal, o futuro é promissor. Cada vez mais os pacientes estão cientes dos seus direitos. Os cirurgiões-dentistas necessitam cada vez mais de orientações (consultorias) de profissionais capacitados para orientá-los no prontuário, consentimento informado”, destaca a Dra. Fernanda Capurucho.

O CRO-MG parabeniza os profissionais da Odontologia Legal que enobrecem a Odontologia Mineira.