fbpx

02 de abril, Dia Mundial da Conscientização do Autismo

02 de abril, Dia Mundial da Conscientização do Autismo

(31) 2104-3000 0800-015-4000

4 de abril

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2007. O transtorno do espectro autista impacta nas capacidades de comunicação, interação social e aprendizagem. Ele pode variar do grau leve ao moderado, no entanto, sendo a Síndrome de Asperger um grau leve conhecido e debatido em diversas mídias por meio de seriados, novelas e documentários.

O CRO-MG lembra que lidar com pacientes autistas requer cuidado, mas também entendimento sobre suas necessidades e dificuldades em cada caso. O atendimento exige do Cirurgião-Dentista um tempo maior durante as consultas, um cuidado minucioso com a anamnese e algumas adaptações que estarão relacionadas a personalidade de cada um desses possíveis pacientes.

De acordo com as estatísticas de quantidade geral de especialistas do CFO, no Brasil existem apenas 773 Cirurgiões-Dentistas especialistas em pacientes com necessidades especiais.

O autista costuma apresentar problemas periodontais (gengivais), que levam à necessidade de raspagens e, em alguns casos, cirurgias. Além dos tratamentos específicos, o papel do profissional da Odontologia também engloba a orientação de higiene bucal e alimentação.

Os autistas são hipersensíveis e se sentem incomodados facilmente. Por isso, contatos físicos, ou determinados sons, podem transformar-se em tortura para esses pacientes. Até mesmo o uso de perfumes pode incomodar o autista e dificultar o atendimento odontológico.

Um requisito principal para o sucesso da consulta é manter o paciente calmo. O consultório deve oferecer um ambiente tranquilo e visualmente agradável, com cores claras.

Lembramos que oferecer um excelente atendimento aos pacientes autistas não é um problema, mas sinônimo de um profissional humanizado.