VENCEDORES DO PRÊMIO ESTADUAL DE SAÚDE BUCAL CROMG

É com muito orgulho e satisfação que anunciamos os vencedores do Prêmio Estadual de Saúde Bucal do CROMG. Após dois dias de reunião e dedicação à análise dos documentos, foram selecionadas as Prefeituras que se destacaram na implantação e efetivação de políticas públicas de saúde bucal.

Os municípios premiados receberão um consultório odontológico ou aparelho de raio-x com sensor digital para o primeiro lugar de cada categoria populacional, à escolha dos vencedores.

O resultado por categoria, conforme Portaria 068/2019, foi:

Categoria 1- Municípios com até 10.000 habitantes

2º Lugar – Prefeitura Municipal de Uberaba
3º Lugar – Prefeitura Municipal de Uberlândia
4º Lugar – Prefeitura Municipal de Divinópolis

Agradecemos a participação de todas as Prefeituras e parabenizamos pelo empenho e luta pela valorização da saúde bucal pública.

Sobre o prêmio

Com o intuito de chamar a atenção do poder público para a importância de se investir em programas de atendimento odontológico, o CROMG lançou o Prêmio Estadual de Saúde Bucal 2019. O objetivo é premiar municípios mineiros que se destacaram na implantação e efetivação de políticas públicas de saúde bucal. A iniciativa é importante, ainda, para verificar as condições de trabalho dos profissionais, valorizar e engajar os cirurgiões-dentistas no incremento da visibilidade do impacto da saúde bucal para a população.

Os municípios foram divididos em seis categorias, de acordo com o número de habitantes, para que a avaliação seja feita de forma justa.

Na categoria 1, se enquadram municípios com até 10 mil habitantes, chegando ao número de 200 mil habitantes na categoria 6. A comissão avaliadora, composta por representantes do CROMG e representantes dos municípios, classificaram os projetos em ordem decrescente de pontuação em cada grupo populacional.  Os municípios serão classificados  do primeiro ao terceiro lugar, segundo o porte demográfico, tendo como referência oito critérios: experiências exitosas; visibilidade das ações em saúde bucal; critérios do programa nacional de Melhoria do acesso e da Qualidade da atenção Básica; participação de cirurgiões–dentistas nos conselhos de saúde; reconhecimento da equipe de saúde bucal; educação permanente; respeito ao piso salarial previsto na lei 3.999/61 e existência de centros de especialidades odontológicas para os municípios mais populosos.