Orientações ao atendimento odontológico no cenário do coronavírus

O Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais vem reforçar a importância do uso dos EPIs aos profissionais de saúde bucal, durante os atendimentos de urgência e emergência. Nesta terça-feira, 24 de março, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais publicou a Nota Técnica COES MINAS COVID-1 Nº 11/2020, com orientações relacionadas ao atendimento odontológico no cenário de enfrentamento da doença do coronavírus (Covid-19).

Sabe-se que o atendimento odontológico apresenta alta risco de contaminação e disseminação do vírus, por isso, os padrões de biossegurança devem ser utilizados para todos os pacientes, assumindo que qualquer pessoa está potencialmente infectada. Dessa forma, as medidas de biossegurança devem ser rigorosamente seguidas pelos profissionais da odontologia.

A Nota Técnica sugere ainda aos municípios que organizem e divulguem um serviço de orientação/consulta à distância e as condutas frente aos atendimentos de urgência. É importante destacar, que conforme já sugerido pela Resolução do CROMG Nº003/2020, o atendimento à urgência/emergência odontológica deverá ocorrer em espaços individualizados (um atendimento por vez), evitando-se assim a transmissão de microorganismos por meio de compartilhamento de espaços.

Além disso, conforme Nota Técnica COES MINAS COVID-1 Nº 11/2020, os procedimentos que podem gerar aerossóis devem ser evitados. Quando imprescindíveis devem ser realizados preferencialmente nos CEO, com uso de isolamento absoluto e adotando todas as medidas de biossegurança mencionadas na Nota.

É importante ainda que seja feito o preparo das unidades de saúde antes da chegada do paciente ao serviço. Após cada consulta, é importante limpar e desinfetar todas as superfícies e ambientes de trabalho, ainda com os profissionais usando EPI, evitando contato com os materiais infectados.

Clique aqui e acesse a íntegra da Nota Técnica, com todas as orientações para Atendimento Odontológico de Urgência e Emergência frente à pandemia pelo novo coronavírus (COVID-19).