Nova Resolução atualiza recomendações para atendimentos odontológicos em tempo de pandemia

O CRO-MG publicou nesta segunda-feira, 11 de maio, a Resolução Nº 007/2020, que traz novas recomendações para atendimentos odontológicos no âmbito do Estado de Minas Gerais, em tempo de pandemia. Devem ser assegurados os procedimentos essenciais de forma a garantir o acesso às necessidades inadiáveis da população, de modo a zelar pela saúde e pela dignidade do paciente.

Ainda, de acordo com a nova Resolução, a decisão clínica para o atendimento odontológico caberá ao cirurgião-dentista que deverá observar as melhores evidências científicas, recomendações do CRO-MG e outros órgãos de controle, de forma a prevenir a disseminação do coronavírus causador da Covid-19, em sintonia com os anseios do paciente.

A Resolução 007/2020, estabelece ainda a utilização de máscara de proteção pelos pacientes na recepção dos consultórios, distanciamento de dois metros, aferição da temperatura na chegada e análise prévia, por telefone ou outro meio eletrônico, às condições de saúde do paciente que deverá ser atendido, entre outras medidas.

Clique aqui para acessar a Resolução na íntegra.

Segundo o presidente do CRO-MG, Raphael Castro Mota, fica assegurado o funcionamento dos consultórios e clínicas odontológicas conforme o disposto no Decreto Federal n.º 10.282/2020, que regulamentou a Lei Federal 13.979/2020, que classificou as atividades de saúde como serviços essenciais em todo o território nacional.

O canal para denúncias está permanentemente disponível no email: fiscalizacao@cromg.org.br e pelos telefones (31) 2104-3023 e (31) 2104-3043.