CROMG faz ação social com crianças carentes da LBV

Na semana passada (18 de março), os membros do CRO Jovem e da Comissão de Auxiliares de Saúde Bucal do CROMG levaram informações, alegria e solidariedade a 100 crianças do Projeto do Centro Comunitário de Assistência Legião da Boa Vontade (LBV), no bairro Planalto, em Belo Horizonte.

As meninas e meninos, com idade entre 6 e 14 anos, participaram de diversas atividades e aprenderam de uma forma bem divertida sobre como cuidar da saúde bucal.  Entre as palestras, teatro de fantoches e jogos interativos, era nítido o olhar atento sobre a importância de uma boa escovação e a consulta de rotina com o dentista.

As crianças se empenharam e mostraram que aprenderam direitinho as dicas dos voluntários do CRO Jovem e da Comissão de Auxiliares de Saúde Bucal. Ao final das palestras foram distribuídos kits de higienização para assegurar o uso diário pela criançada, que fez a escovação supervisionada.

De acordo com a Dra. Natália Bomtempo, Assessora da Diretoria do CROMG, a ação mostrou que grande parte das crianças necessitam de tratamento odontológico. “É muito triste vivermos em um país com essa quantidade enorme de cirurgiões-dentistas, mas com tantas doenças bucais”, lamenta.

Larissa Vieira, cirurgiã-dentista e membro do CRO Jovem, reforçou a preocupação. “Adorei participar da visita, fomos muito bem recebidos na LBV e foi muito bacana ver os pequenos empolgados com as orientações que passamos. No entanto, constatamos que muitos apresentavam gengiva inflamada e até perda de dentes permanentes! Isso é grave e, sem dúvida um sinal de alerta“, diz Larissa Vieira, Cirurgiã-Dentista.

A colega de Larissa, Yáscara Francelly, reforçou a necessidade de ações educativas. “A odontologia é, em primeiro lugar, humanitária, por isso eu defendo a ideia de que nós profissionais devemos lutar sempre em prol de uma odontologia para todos, tanto em tratamentos quanto em acesso à educação bucal. Se conseguirmos ensinar essas crianças sobre o hábito da higienização, elas vão levar a informação para os coleguinhas e para a família e, por meio da educação, poderemos, um dia, por exemplo, fazer com que a cárie dentária deixe de ser considerada como problema de saúde pública no Brasil”, finaliza.

Confira as fotos da visita!