CRO-MG autoriza atendimentos eletivos a pacientes fora do grupo de risco

O Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais publicou nesta sexta-feira, 27 de março, a Resolução CROMG Nº 004/2020, reeditando as normas de controle ao contágio pelo Coronavírus nos consultórios odontológicos no Estado de Minas Gerais.

Através da nova Resolução ficam suspensos apenas os atendimentos eletivos odontológicos a pacientes em grupo de risco ao Coronavírus no âmbito do Estado de Minas Gerais por 30 (trinta) dias, mantendo o atendimento nos casos de urgência e emergência.

Com isso, ficam autorizados os atendimentos aos demais pacientes, desde que respeitados os critérios constantes da Resolução CROMG Nº 004/2020, que determina a entrada de um paciente por vez com acompanhante, quando necessário; que sejam evitadas aglomerações na recepção dos estabelecimentos odontológicos; pré-consulta às condições de saúde do paciente, a fim de evitar o comparecimento de indivíduos com sintomas do Coronavírus no consultório odontológico e observar o tempo de intervalo mínimo de 01 (hora) entre os pacientes.

A Resolução CROMG Nº 004/2020 estabelece ainda que os profissionais da rede pública de saúde restrinjam-se a procedimentos de urgência e emergência, conforme as instruções do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, expedidas na Nota Técnica COES MINAS COVID-19 Nº 11/2020 de 24 de março de 2020.

O Presidente do CROMG, Raphael Castro Mota destaca a preocupação do Conselho com toda a classe odontológica no Estado, principalmente em resguardar a integridade dos profissionais e também da população, mas também no impacto econômico que a restrição de circulação de pessoas pode trazer aos consultórios.

As equipes de Fiscalização e a Procuradoria Jurídica do CRO-MG continuarão atuando de forma a garantir o cumprimento destas medidas no âmbito do Estado de Minas Gerais, para segurança dos inscritos e de toda a população. O canal de denúncias continua aberto: fiscalizacao@cromg.org.br.

Esta Resolução poderá ser prorrogada, revogada ou reeditada a qualquer momento por deliberação da Diretoria, conforme a atualização dos dados epidemiológicos diários do COES/SES/MG sobre a pandemia.

Clique aqui para ler a Resolução na íntegra.

Fique sempre atualizado sobre as normas do CROMG no nosso Portal da Transparência e notícias sobre o coronavírus no hotsite: cro.mg/coronavirus